Associação de Radioamadores do Alto Tâmega

               CS5RAT

                    Fundada a 26 de Julho de 2002

               NIF: 510 969 887

 

 

 

 

 

 

  NÓS ESTAMOS NO

 

------------------

Parceiros da ARAT

Temperatura em Chaves

 

Última hora

  20-10-2018

     A ARAT colaborou com a AEP grupo 259 de Chaves, na sua sede no Açude em Vila Verde da Raia na realização do Jamboree 2018.

 


 

   

        No dia 29 de Abril tivemos a honra de receber novamente uma visita de estudo de duas turmas do curso profissional de Técnicos de Gestão de Equipamentos Informáticos, 2º E2 e 3º D da Escola Dr. António Granjo de Chaves, acompanhados pelos professores Maria Carlos Lage e Joaquim Moreira.

   Após uma breve visita á sede da ARAT, iniciamos a viagem rumo ao nosso repetidor de VHF (RV62) na serra do Minhéu em Vila Pouca de Aguiar.

          Esta actividade terminou com uma agradável merenda e um verdadeiro convívio entre todos os participantes.

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________

A ARAT foi notícia no semanário


A ARAT foi notícia no semanário
Sábado,6 Agosto de 2016
 

A ARAT apresentou o novo sistema de comunicações DMR

 
     Após 14 anos de atividade e no seu Aniversário, comemorado no sábado dia 30 de julho, a ARAT- Associação de Radioamadores do Alto Tâmega divulgou a entrada em funcionamento do upgrade do já existente repetidor CQ0DBO situado na Serra do Brunheiro – Chaves.

jjjj     No domingo, dia 31 de julho, decorreu uma conferência de imprensa no Hotel Aquae Flaviae, em Chaves, onde Paulo Pereira CT1HDC e Jorge Santos CT1JIB promoveram uma apresentação do novo sistema de comunicações (DMR) tendo ficado operacional desde dia 30 de junho na região do Alto Tâmega e também o sistema FUSION para além do já existente DSTAR.
Tendo sido a ARAT umas das primeiras associações a enveredar pelas comunicações digitais de Amador, com a instalação na Serra do Leiranco do CQ0DCH B e C, não podia esta Associação ficar alheia ao avanço das mesmas.
O referido repetidor tem Gateway internet em todos os módulos e está em teste, devendo a sua operacionalidade total ser concluída durante o mês de setembro já que devido ao período de férias que se avizinha será difícil a conclusão da instalação.
Na parte final da conferência de imprensa a ARAT apresentou uma equipa de Voleibol que será a primeira equipa desportiva a representar uma associação de Radioamadores em Portugal.

Legenda Mapa

Analógicos
1-Serra do Minhéu – RV 54
2-Serra da Padrela – RV 62
3-Serra de Mairos – RU 694
Digitais
4-Serra da Padrela – RU 675 (DSTAR)
5-Serra do Brunheiro – RU 672 (DMR)
6-Serra do Leiranco – RU 681 (DSTAR)
7-Serra do Leiranco – RV 47 (DSTAR)


Mais uma vez voltamos a inovar.

      No passado dia 31 de Julho, integrado nas comemorações do nosso 14º aniversário entrou em funcionamento o 1º repetidor digital (DMR) de Trás-os-Montes e Alto Douro propriedade da ARAT.

 Ficou instalado na serra do Brunheiro com o indicativo CQ0DBO. Tivemos a honra de ter connosco dois radioamadores com grande experiência e conhecimentos em DSTAR e DMR respectivamente o Paulo Pereira CT1HDC e o Jorge Santos CT1JIB.

    Demos uma conferência de imprensa para a apresentação do referido repetidor. Queremos desde já agradecer a presença de todos em especial a comunicação social.

    No encerramento da conferência de imprensa todos os presentes foram surpreendidos com uma novidade, a ARAT passou a ser a primeira Associação de Radioamadores a ter uma equipa de Voleibol e Futebol a representá-la.

________________________________________________________________________________________________________________

Novamente a ARAT foi notícia no semanário

 


 

       

          No dia 30 de Abril tivemos a honra de receber uma visita de estudo de duas turmas uma de 10º ano e outra de 11º ano da Escola Dr. António Granjo de Chaves.

          Após uma breve introdução sobre o Radioamadorismo, foi efectuada uma visita á sede da ARAT e ao repetidor  de UHF na serra de Mairos.

          Esta actividade terminou com uma agradável merenda e um verdadeiro convívio entre todos os participantes.

.

     Os nossos agradecimentos ao Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo em especial á Professora Alice e ao Professor Joaquim.

   A ARAT estará sempre disponível para este tipo de actividades.  


 O novo Repetidor DSTAR na serra da Padrela (Valpaços), já está a funcionar na banda de UHF (438,4375MHZ/430,8375MHZ) e com o indicativo de CQ0DPD B

Repetidor DSTAR da serra da Padrela Valpaços

CQ0DPD B

RU675

 

 


Outros artigos publicados nos meios de comunicação social sobre a ARAT


 Realizou-se no passado dia 18 de Abril 2015 (dia Mundial do Radioamador) a apresentação do novo repetidor da ARAT (CQ0DBO) DSTAR e ANALÓGICO, com transmissão televisiva no MEO KANAL e na INTERNET.


Dia 24 de abril 2015 na Voz de Chaves

Honra de primeira página


 

Dia 23 de abril de 2015 na Voz de Trás-os-Montes


 

Dia 18 de abril 2015 no JN


Retroceder

Enviar uma mensagem para mail@arat.org, com questões ou comentários acerca deste web site.
Última modificação: 15/01/19